Buscar
  • Casa dos Filtros MT

Cuide da sua família: cloro da água faz mal para a saúde segundo pesquisa.


A água é primordial para a manutenção da saúde. Médicos e especialistas recomendam a ingestão diária de pelo menos dois litros de água potável por dia. No Brasil, a água para consumo pode ser obtida de fontes minerais ou através das redes de tratamento e abastecimento, que a trazem de mananciais e reservatórios direto para as torneiras de residências, empresas, comércios, indústrias e escolas.


No entanto, para que a água das torneiras seja considerada potável, ela passa por tratamentos físico-químicos que, entre outras medidas, contam com a adição de cloro. Por décadas, o cloro foi considerado um dos maiores avanços no extermínio de micro-organismos presentes na água não tratada, que trazem sérios riscos à saúde da população, como, por exemplo, as viroses.


No entanto, o cloro é uma substância química que também causa danos à saúde. De acordo com a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), a substância é considerada um pesticida.

Como o cloro afeta o corpo humano?

Não se pode negar que os efeitos do cloro na desinfecção da água são eficientes: ele é capaz de eliminar as bactérias presentes no líquido e evitar que elas sejam ingeridas. Porém, além de matar micro-organismos nocivos à saúde, o cloro contido na água tratada também mata bactérias essenciais para o nosso corpo, que são inofensivas, que fazem parte da flora intestinal e são necessárias para o bom funcionamento do aparelho digestivo.


Além disso, a inalação do cloro contido no vapor da água do banho também faz mal aos seres humanos e animais. O vapor de cloro é uma substância tóxica que irrita a garganta e vias nasais, e pode causar dificuldade para respirar. Na hora do banho, o ideal é deixar portas e janelas abertas para circulação do ar. Isso impede o acúmulo de vapor no banheiro e dificulta a formação do gás de cloro.


Uma forma para minimizar os efeitos colaterais da água tratada com cloro é o uso de filtros de água. Aparelhos modernos, como estes, são capazes de reter a substância com eficiência, garantindo maior pureza do líquido que será ingerido.


font. diário dos campos

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo